Toda empresa deve ter precisão na formação de seus preços de venda para uma maior lucratividade

Toda empresa seja no ramo industrial, comercial ou de serviços, necessita ter precisão na formação de seus preços de venda. Não definir de forma assertiva o preço final do produto ou serviço pode implicar em acúmulo de prejuízos de forma a não cobrir todos os custos, despesas, tributos, comissões, taxas financeiras, entre outros.

Empresas que precificam seus produtos de forma equivocada ou muito acima da concorrência podem também perder market share.

Nos dias de hoje uma das principais dificuldades do empresário é saber seus custos para a correta formação do seu preço de venda. Dúvidas corriqueiras emergem quando se fala em lucratividade de operações comerciais, tais como: Qual é o meu ponto de equilíbrio? Qual o mark up ideal para determinada operação comercial? Posso vender abaixo do mark up ideal? Qual volume de vendas devo atingir? Em qual montante de faturamento mensal o meu negócio será mais lucrativo? Faturar mais me trará melhores resultados? Qual o comportamento dos meus custos e despesas em relação ao faturamento da minha empresa? Enfim, como devo formar o meu preço de venda?

Diante deste cenário, a Semcon Gestão Contábil desenvolveu uma ferramenta simples e prática que não exige conhecimento em métodos de custeio, proporcionando que desde o sócio atuante na área fabril até o alto executivo possam operá-la sem maiores dificuldades. A ferramenta se chama SEMCON SALES PRICE!

Com a utilização desta ferramenta é possível envolver todos os componentes que fazem parte do preço de venda de uma forma dinâmica onde qualquer variável, se alterada, resulta em um demonstrativo, detalhando o reflexo no preço de venda, a margem de lucro ou prejuízo da negociação, bem como todos os componentes em valores percentuais.

Suas principais vantagens são: implantação rápida; investimento baixo com ótimo custo benefício; aprendizagem rápida que não exige conhecimento em métodos de custeio; atendimento a empresas de pequeno, médio e grande porte com ou sem sistema de gestão implantado; rapidez e precisão na formação do preço de venda; clareza na definição do limite de desconto em cada negociação; negociação em tempo real com o cliente e; nítida avaliação do resultado da venda no ato da negociação.

A ferramenta também é uma grande aliada do gestor na tomada de decisões, uma vez que proporcionará rapidez e segurança no cálculo de custos e formação do preço de venda, facilitando a identificação do ponto de equilíbrio da empresa, direcionando-a para uma maior lucratividade nas vendas.

Não somente em tempos de instabilidade econômica como a que enfrentamos nos dias de hoje, mas também em qualquer outro cenário econômico e político, imprescindível que o empresário tenha noção exata da margem de lucro auferida nas vendas para o correto direcionamento da lucratividade de seu negócio. Certamente investindo em uma ferramenta como a SEMCON SALES PRICE melhores resultados serão alcançados pela empresa, gerando maior vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Dr. Luiz Angelo Sabbadin é Contador e Advogado, Diretor Executivo Comercial da Semcon Contabilidade, atua nas áreas da Consultoria Tributária, Empresarial e do Contencioso Administrativo Tributário; Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET); Pós-Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Pós Graduando em Gestão Executiva, Controladoria e Finanças pela UNICAMP; Conselheiro Membro do Conselho Municipal de Contribuintes de Piracicaba/SP e Vice-Diretor Financeiro do SINCOP – Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e Região E-mail: luiz@semcon.com.br